A percepção cria a sua realidade
- Tribe Zen
- 2 de jan.
- 2 min de leitura

Você já parou para pensar como cada pessoa enxerga o mundo de maneira única?
Porquê fazemos o que fazemos? Porquê interpretamos as coisas de determinada maneira?
Na Programação Neurolinguística (PNL), o conceito de "mapa mental" refere-se à ideia de que cada pessoa possui uma representação mental única do mundo ao seu redor. Esse mapa mental é construído a partir das experiências, crenças, valores, memórias e percepções individuais de cada indivíduo.
A metáfora do "mapa" na PNL sugere que nosso sistema cognitivo organiza e interpreta as informações sensoriais que recebemos do mundo externo e as transforma em representações internas, ou seja, em nossos modelos mentais. Esses modelos mentais são como mapas que guiam nossas ações, comportamentos e interações.
O autor Gregory Berns, em "Iconoclast", afirma: "Percepção é a maneira como o cérebro interpreta sinais visuais ambíguos na explicação mais provável possível. Essas explicações são resultado direto de experiências passadas."
Já que estamos neste espaço fértil de estudos dentro da nossa Tribo Zen podemos expandir, explorar e considerar também o lado mais “astral” com toda a nossa influência kármica, vidas passadas, contratos espirituais, energias ancentrais, etc.
Será que esse condicionamento não nos impede de buscar novas formas de ver e compreender a vida?
Esse é o profundo tema que exploramos nas nossas Imersões de Fotografia na Natureza, como manifestar uma nova realidade mudando as lentes pelas quais enxergamos a vida.
A arte de fotografar é uma bela analogia à manifestação da nossa realidade, pois aquilo que criamos e expressamos contém essa nossa “essência”. Mas será que essa é a nossa verdadeira essência ou apenas uma expressão condicionada?
Pode ser clichê mas para descobrir essa verdadeira essência só tem um caminho: pra dentro!
"Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino."
(Carl Jung)
Também é essencial abrir o espaço para o novo, usando a bela habilidade da desaprendizagem consciente, questionando tudo e redescobrindo o seu ser a cada dia.
Explorar e recalibrar sua percepção pode ajudá-lo a manter a mente aberta, a se tornar mais grato pela vida, criando novas frequências que vão elevar a sua vibracão reverberando positivamente na sua vida.
Agora você já deve estar se perguntando, mas como fazer isso?
Investigar e identificar seus condicionamentos passados
Esteja aberto a novas ideias, perspectivas e experiências
Aumentando a consciência no momento presente (a meditação é o caminho mais simples e poderoso
Ações alinhadas com a nova realidade (congruência de corpo, mente e espírito)
Gratidão e foco no positivo:
Visualização e afirmações positivas: Utilize técnicas de visualização criativa e afirmações positivas para reprogramar a mente. Imagine a vida que você deseja e repita afirmações positivas relacionadas a essa visão todos os dias.
Ouse acessar e explorar a sua essência através da arte.



Comentários